terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Profile Player: David West

Nosso primeiro "Profile Player" é nada mais nada menos que a maior contratação para a temporada 11-12 do Indiana Pacers, apresentando, David West!

 Nome: David Moore West
Data de Nascimento: 29 de Agosto de 1980
Universidade: Xavier

West chegou a NBA por meio do draft de 2003, quando foi draftado na 18ª escolha, pelo seu ex-time, New Orleans Hornets, vindo da Universidade de Xavier que se localiza em Cicinnati.

Jogou na Universidade durante 4 temporadas, de 99 até 2003, sempre jogando em um bom nível, sempre tendo sua média de pontos por jogo acima dos 10 pontos e os rebotes beirando a marca dos 10, podemos dizer, que em sua carreira universitária, David Moore West, foi um ala-pivô de duplo-duplo.

Chegada em New Orleans


Como dito anteriormente, David West foi draftado pelo Hornets, no bom draft de 2003, não foi uma escolha tão alta, e hoje, podemos considerar como um "steal" do draft de 2003, em seu ano de calouro não teve um bom tempo em quadra, apenas 13 minutos por jogo, o que lhe rendeu uma pequena média de pontos e rebotes.

Em seu segundo ano na liga, temporada 2004-2005, os minutos aumentaram um pouco, assim como sua média de pontos, que subiu de 3PPG para 6 PPG, sua média de rebotes por jogo se manteve a mesma (4RPG).

Sua carreira na NBA deslanchou no mesmo período de uma tragédia, em 2005, o furacão Katrina, atingiu New Orleans, fazendo com que o Hornets se mudasse para Oklahoma, virando o Oklahoma City Hornets, na "nova" equipe, e na temporada 05-06, West virou peça fundamental na equipe juntamente com o rookie daquele ano Chris Paul, jogando agora 34 minutos por jogo, West teve excelentes números (17 PPG e 7 RPG), fazendo com que a liga crescesse o olho em seu jogo. Dali pra frente sua carreira apenas subiu, chegando a ser chamado para o All-Star Game nos anos de 2008 e 2009, juntamente com seu parceiro de equipe Chris Paul.

Indiana Pacers


Chegou a temporada 2011-2012, e com ela o temido locaute, que por fim acabou cancelando alguns jogos da temporada, e David West era agente livre, e decidiu testar o mercado, muitos diziam que West estava para fechar com o Boston Celtics, porem, o Indiana Pacers surpreendeu muita gente, saindo na frente e fechando com o ala-pivô.

Muito se espera sobre como o Pacers vai aparecer nessa temporada, a expectativa é que a equipe de Indiana volte a ter um bom ano, terminando com um "win season", coisa que não acontece desde a temporada 05-06. Temporada passada, voltamos aos playoffs, e fomos eliminados pelo Chicago Bulls, porem, dando muito trabalho, o que foi surpresa para os demais expectadores da NBA.

Lembrando que David West poderá fazer sua estreia nessa noite, contra o Chigado Bulls, mais informações durante o Pré-Jogo que estará no ar até a hora do jogo.

Entrando em seu jogo

Deixando de lado sua história por um instante, entramos em seu jogo, suas qualidades e defeitos. Eu, particularmente, gosto de seu jeito de jogar, é um ala-pivô que sabe muito bem conciliar a força bruta, e a técnica, isso faz com que ele possa ser um grande jogador tanto na briga por um rebote, quanto em seus jumpshot na "boca" do garrafão.

No ataque é considerado um dos melhores alas-pivôs da liga, e no Pacers, tem tudo para conseguir se consolidar mais ainda, pois, seu estilo de jogo completa com o pivô central Roy Hibbert, que além de ter um talento bastante grande em jumpshot, bandeja, consegue ser extremamente defensivo e reboteiro. Podemos dizer que no garrafão do Indiana, essa temporada Roy Hibbert fará mais o jogo sujo, o jogo brigado, mas não deixando de lado o seu jogo refinado, usando muito bem o 'foot-work', lembrando que Hibbert treinou com Duncan no período de Locaute, e David West fará o jogo mais limpo, brigando por rebotes é claro, mas jogando na parte externa do garrafão, com chutes de 2, o que na minha opinião é o seu ponto forte, usando sempre é claro, a velocidade, outro ponto forte em seu jogo.

Na defesa, David West é um jogador na média, não é um grande bloqueador, e nem um brigador, porém, como já dito anteriormente, Hibbert é um brigador e considerado por muitos um ótimo pivô defensivo, isso quando ele larga mão de sua preguiça e põe à mão na massa, novamente, West e Hibbert se completam.

Uma questão pontual, Hibbert e West podem ser considerados uma das melhores duplas de pivôs do Leste? Eu acredito que sim! Hibbert é um dos poucos pivôs que conseguem "dominar" Dwight Howard nos dois lados da quadra, tanto na defesa, quanto no ataque, agora com West ao seu lado, ele pode se dedicar mais ao seu ponto forte, que é jogar perto da cesta, dando uma ótima liberdade para West soltar suas bolas mortais na entrada do garrafão.

Para mostrar um pouco de seu talento, como já é de costume do Correio Paceriano, encerramos esse primeiro profile player com um vídeo de seus melhores momentos.




*lembrando que a cada terça feira, faremos um profile player, que poderá ser decidido através de votação pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário