terça-feira, 21 de agosto de 2012

Profile Player: Ian Mahinmi



Um dos reforços do Indiana Pacers para essa temporada é Ian Mahinmi que veio por meio da troca entre Indiana Pacers e Dallas Mavericks, onde enviamos Danthay Jones e Darren Collison e recebemos o pivô Ian Mahinmi, para deixar o torcedor do Pacers mais ambientado com o novo reforço decidimos fazer um profile player no mesmo molde dos antigos que tivemos com David West e Tyler Hansbrough.


Quem é Ian Mahinmi?

Alguns torcedores não muito fanáticos pelo restante da NBA ficou com essa dúvida na cabeça quando a troca saiu, pois uma parte da torcida adorava o armador Darren Collison, afirmo que não estou nessa parte.


Local de nascimento: Rouen, França
Data de nascimento: 5 de Novembro de 1985, portanto essa temporada completa 26 anos
Altura e Peso: 6'11 e 230 lbs


Passada uma pequena ficha de Mahinmi, mostraremos o histórico dele, que começou na França e hoje já treina como atleta do Indiana Pacers.




Carreira na terra do Pão Francês

Mahinmi começou sua carreira na França, na equipe de STB Le Havre, onde ficou por três temporada (2003-2006), durante esse período não obteve médias muito altas, fato que ainda ocorre no seu cotidiano, mas isso deixe lá para frente. Voltando, durante essas três temporadas no STB obteve uma média de 9 pontos por jogo e cerca de 5 rebotes por jogo, uma média até interessante para um jovem jogador. Na temporada seguinte (2007) se transferiu para outro time na França ÉB Pau-Orthez, nesse clube não teve médias boas como no anterior (4 PPG e 3RPG) porém neste clube conquisto a Copa da França.

Após quatro temporadas me solo Francês, Mahinmi decidiu que era hora de explorar a NBA, onde havia sido draftado pelo San Antonio Spurs em 2005.

* Mahinmi voltou ao Le Havre durante o período do Lockout da NBA na temporada 10-11

Poucas chances em San Antonio



Poucos minutos e poucos jogos marcaram a breve e esquecível passagem de Mahinmi pela terra de Duncan, na sua temporada de Rookie jogou apenas seis jogos durante toda a temporada, após o sexto jogo, acabou sendo enviado para o Austin Toros e na sua única temporada na D-League obteve ótimos numeros se formos falar de D-League com 17 PPG e 8RPG, levando a equipe a final da temporada, onde acabou sendo derrotada.

Na temporada seguinte voltou ao elenco principal do Spurs porém ainda com pouquissimas chances de mostrar o seu talento, jogou menos de trinta jogos na temporada e nos jogos em que atuou não chegou a acumular sequer vinte minutos dentro de quadra.

Em 2010-2011, sua carreira deu uma mudada..

Campeão em Dallas!



É isso mesmo leitor, você pode não lembrar e ele pode não ter sido nem um pouco importante mas sim, Ian Mahinmi foi campeão da NBA pelo Dallas em 2011, vencendo o atual campeão Miami Heat de Lebron James, Wade e Bosh.

A vida de Mahinmi deu uma mudada na temporada 10-11, jogou mais de cinquenta jogos na temporada, vinte a mais do que tinha jogado em duas temporada de Spurs, porém por conta de uma concorrência bastante acirrada com Tyson Chandler e Haywood jogou um numéro bacana de jogos mas baixos minutos em quadra, em média teve apenas 8 minutos o que acabou tendo como resultado 3 PPG e 2RPG.

Mas a vida seguiu, Dallas perdeu Tyson Chandler e uma lacuna não foi preenchida para a temporada 11-12, em meio ao lockout Ian e Haywood disputavam a vaga de principal C da franquia, o que no final das contas nenhum conseguiu levar uma grande vantagem sobre o outro e foram até o fim da temporada dividindo minutos. Essa sim uma temporada com minutos em quadra, cerca de 18 minutos o que lhe rendeu 5PPG e 4RPG e um novo olhar da liga sobre seu talento, pois a cada jogo veio provando que sua defesa poderia ser um diferencial na equipe que defender.

Análise do jogador



Pontos positivos: Podemos dizer que o maior ponto positivo de Mahinmi é sua eficaz defesa, é claro que ainda não chega a ser um defensor do nível de Tyson Chandler, porém como falado no parágrafo anterior, sua defesa pode ser uma arma poderosa para o Pacers, e acredito que isso foi o diferencial na hora de buscar o jogador, pois suas características completavam Tyler Hansbrough e o Pacers ainda sentia muita falta de Jeff Foster e seus jogos com vários rebotes e uma defesa "sanguinária", fica a primeira pergunta: "Seria Mahinmi o sucessor de Jeff Foster?"

Sua força física é um ponto positivo bastante notável, podendo fazer valer ela tanto na quadra de ataque com enterradas e bandejas, como na quadra defensiva aplicando tocos e dificultando a realização de jogadas de outros pivôs.

Pontos negativos: Posso citas dois principais e que seram facilmente notado por quem acompanhar os jogos do Pacers nesta temporada.

Seu jogo ofensivo não possui um amplo repertório, basicamente utiliza a sua força física para conseguir pegar um rebote ofensivo e ir para o Tip-in ou então para cortar e realizar uma enterrada ou uma bandeja, não tem um chute confiável da mid-range e seu aproveitamento na linha do lance livre não é agradável, temporada passada teve cerca de 60%.

Número excessivo de faltas podem fazer o Pacers sentir falta de seu melhor defensor que vem do banco, isso foi uma grande falha notada nos jogos que assisti do Dallas na temporada passada, caso isso seja corrigido essa temporada, Ian poderá fazer uma temporada bem superior a ultima, pelo menos em termos de rebotes.

Finalizando

Para terminar o terceiro Profile Player do Pacers Brasil, deixo uma pergunta pergunta no ar: "Teria algum time no leste com um garrafão melhor que o do Indiana Pacers? e na liga, teria algum garrafão tão defensivo como o do Indiana?" 





Vídeo de Ian Mahimi em 2005 na Copa da França



Debatem, discutem, só não abusem da agressividade!

GO PACERS GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário