sábado, 15 de setembro de 2012

Como são as posses ofensivas do Pacers? Parte 1



Como a temporada ainda não começa e ainda estamos um tanto quanto longe dela começar, vou trazer um ponto importante na temporada passada. Nesse ultimo mês, navegando pela web descobri um gráfico muito interessante sobre a organização ofensiva do Indiana Pacers na ultima temporada, logo que vi já tive a vontade de escrever algo baseado em cima deste ótimo gráfico, porém o tempo acabou não deixando, mas como prometi pra mim mesmo, hoje escrevi essa bendita analise.


O site que lançou o gráfico do Pacers, também lançou dos outros 29 times da liga, para quem se interessar em ler e conhecer mais sobre a organização ofensiva dos outros times, clique aqui.



Para começar a análise, vou explicar que PPP significa "points per possessions" que está simbolizado na cor azul no gráfico, e Number seria o número de posses em que a jogada aparece por média. 

A princípio vou destacar a maior arma ofensiva do Pacers, o melhor menos a maior tentativas de jogadas do Indiana, que seria o Post-Up tanto com Roy Hibbert quanto com David West, isto já mostra logo de cara onde se concentra a maior força ofensiva do Pacers e também da uma enorme base para mostrar o por que de assinar um contrato máximo com Hibbert, pois além de ser bastante acionado durante as posses ofensivas é um excelente defensor, e sua altura somado a sua habilidade acaba tornando ele um jogador raro. A seguir terá uma pequena coletânea de jogadas de Post-Up de Roy Hibbert.


   

Acredito que falar novamente de Hibbert e sua ótima combinação de altura + footwork é como chover no molhado. O interessante da organização dentro do garrafão do Pacers é uma ampla variedade de jogadas, pois tanto Hibbert e mais ainda West conseguem realizar um pick n'roll tanto apenas para servir de corta-luz, com depois recebendo o passe e arremessando, pois ambos detém um range bastante interessante, o que no fim acaba dificultando a ação defensiva adversária. Vale lembrar que o jogo interno do Indiana Pacers causou bons estragos na defesa do Miami Heat nas semifinais de conferência. 

Para finalizar esta primeira parte do artigo, acredito que essa decisão de jogar dentro do garrafão acaba sendo uma das únicas que me agrada no ataque do Pacers, pois vocês notaram no decorrer que a grande maioria das jogadas ofensivas não são muito trabalhadas e sim focadas em cima de um jogada chamada "spot up" onde o jogador acaba ficando livre na linha dos 3 ou dentro da zona intermediária.

Como dito no parágrafo anterior, a segunda maior arma ofensiva que o Pacers utilizou na temporada passadas foram os spot up shooting, que basicamente é a força do perímetro,onde tanto saindo de jogadas que envolve corta-luz ou mesmo onde o jogador cria seu próprio arremesso, algo que eu particularmente não gosto muito quando aparece em excesso, neste ponto de criar seu próprio arremesso é bom ressaltar que é algo diferente de Isolation, jogada que apareceu bem pouco na temporada passada.

Para demonstrar um pouco, a seguir terá um vídeo do Ala Paul George, bastante utilizado nas posses realizando esta jogada.


Nota-se que em algumas jogadas mostradas no vídeo, George saia de screens e em outras ele simplesmente estava parado no flanco, ou em outra área do perimêmtro, também é interessante mostrar que em algumas destas jogadas, acabamos presenciando o Pick n Roll, porém não aconteceu uma jogada do armador e nem do pivô e sim uma "abertura" de espaço na quadra para se concretizar num arremesso.

Outra jogada que vou destacar é uma das minhas favoritas do Pacers, que se chama Screen off Post Up, que é bastante utilizada com Danny Granger, um dos principais se não o principal jogador de perímetro do Indiana, que além desta jogada, várias posses do Pacers acabam se definindo com ele em Spot Up, jogada que foi mostrada acima com o outro ala Paul George, e que é bastante frequente com outros jogadores do Pacers.

O vídeo que exibiremos a seguir é bastante didático com algumas marcações no vídeos, tenho certeza que cada vídeo que vocês olharem, uma jogada ofensiva marcante do Pacers irá vir na sua cabeça, esse foi meu caso ao ver este vídeo do Granger.


O bacana desta jogada é que apesar dela ser simples é preciso um bom entrosamento, visto que é uma jogada bem trabalhada, aliás, acredito que seja a mais treinada do repertório ofensivo do Pacers.

Uma jogada que gosto bastante chama-se Pick N Roll screener, onde é chamado o corta luz e depois do jogador que está em posse da bola, passa-se ela para o jogador que efetuou o corta luz, essa jogada é batata quando falamos em Steve Nash. No Pacers ela não é muito vista, porém quando aparece é mais utilizada com David West, pois é um jogador que possui um chute bastante confiável na região da Mid Range.


Essa foi uma bela ação ofensiva do Pacers em um momento decisivo da partida contra o Heat. Não resultou na cesta imediatamente porém deu resultado, levando West para a linha do lance livre. Vale lembrar que não é uma jogada muito utilizada com Roy Hibbert, porém Tyler Hansbrough aparece várias vezes utilizando essa jogada.

O corta luz nas ações ofensivas do Pacers também aparece de outra forma, onde o jogador que conduz a bola acaba finalizando a jogada após passar pelo corta luz, desta vez não teremos uma coletânea focado apenas nesta jogada, porém ao longo do vídeo, vocês acabaram vendo alguns Pick n Roll Ball Handler de Darren Collison. 


A segunda jogada do vídeo, onde Collison combina com Jeff Foster, é um exemplo de PnR Ball Handler.

Para terminar esta primeira parte das posses ofensivas do Pacers, vai uma jogada que não está nas posses ofensivas e sim uma particularidade do Indiana Pacers que é o jogo de transição, que é bastante utilizado pelo Pacers, que possuí umas das melhores defesas da liga.

 
Na continuação do artigo, estarei colocando onde cada contratação do Pacers pode ajudar nas posses ofensivas.

GO PACERS GO




Um comentário:

  1. Muito bom o post, eu acho que um time como o Pacers que no Starting não tem nenhum jogador com arremesso fraco e um banco que só tenha Ian Mahinmi como um mau arremessador ajuda muito nas jogadas, Hibbert e Psyco-T devem evoluir mais ainda pra essa temporada vão melhorar o ataque tivemos a chegada de Gerald Green que fez boa temporada no Nets(pelo menos a metade que jogou)isso ajuda na conclusão de jogadas e tira um pouco do excesso de Danny Granger pra concluir jogadas, tendo vários bons jogadores pra arremessar, tem vezes que o Granger tenta decidir jogos ou arremessa no estouro do cronometro pra 3 mas não tem necessidade agora com jogadores melhores que ele nessa função

    ResponderExcluir